segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Realidade das Intempéries

Nunca a realidade das mudanças climáticas se faz lembrar na força dos Contos de Graciliano Ramos em Vidas Secas. Quando descreve o inverno vivido por Fabiano, Sinhá Vitória, os meninos e a cachorrinha Baleia.
A casa de pau de aroeira  fechada de barro com frestas nas paredes, por onde o frio intenso entrava  quase apagando o fogo da pequena fogueira que os aquecia. A preocupação de Dona Sinhá Vitória com as chuvas na cabeceira do rio e a possibilidade de ter que subir o morro para fugir da enchente quando do inverno rigoroso é tão forte quanto a seca e o flagelo .
Tantas famílias neste momento estão vivenciando este sentimento de medo, incertezas e muita dor pela perda do pouco que conseguem no trabalho duro e muitas vezes escravo.
Penso que a natureza reclama mudança de atitude. Proteger as nascentes, arborizar mananciais, cultivar com sabedoria, não desperdiçar alimentos, construir com eficiência e humanidade.
Reaproveitar, educar para com respeito ao próximo e a mãe natureza. Eu creio que a terra com toda sua força criativa devolverá alimento, proteção e momentos belíssimos de sol e chuva equilibrados para toda a humanidade.
Nazaré de Macêdo