sexta-feira, 8 de abril de 2011

O MAIOR DE TODOS OS FILÓSOFOS ERA ESCULTOR - SÓCRATES

Texto extraído do fascículo Grécia Terra dos Deuses - Os Grandes Filósofos.
                                                                            Editora Escala.
Apesar de tantos méritos, Sócrates não deixou uma linha sequer escrita. Tudo o que se sabe sobre suas ideias foi compilado por seu discípulo Platão. Ele propriamente nunca escreveu nada. Por isso, muitos chegaram a duvidar da existência desse filósofo, cogitando se Sócrates não teria sido uma figura alegórica , que reuniria diversos pensadores da época.
Porém os textos de Platão e testemunhos não deixam dúvidas a cerca da existência de Sócrates ( 470a.C.- 399 a. C ). A única imagem dele ( um busto esculpido em pedra ).
Sócrates era filho de um escultor, Solfronisco, e de uma parteira, Fenareta. Teria seguido, durante algum tempo, a profissão do pai e provavelmente, teve a educação dos jovens da época aprendendo música, ginástica e gramática.
Segundo Sócrates, as crenças humanas podem esconder desejos secretos que usam o pensamento para gerar ideias pretensamente lógicas.Para evitar esse engodo, Sócrates, Sócrates dizia que não poderia haver filosofia sem auto conhecimento e aí surge outra frase famosa do filósofo: " Conhece-te a ti mesmo " Certa vez filosofou a respeito de sabedoria. A sabedoria só poderia residir na consciência que tinha do fato de que nada sabia. Por isso, cunhou a famosa frase: " Só sei  uma coisa: é que nada sei. "